1. Sobre
  2. Projetos
  3. Pessoas
  4. Documentos
  5. Parceiros
  6. Eventos
  7. Transparência
  8. Contribua

Tecnologia Social voltada à promoção da qualidade do ensino e aprendizado de português e matemática no ciclo de alfabetização nas escolas públicas brasileiras.

SELEÇÃO (2010)

Seleção de 6 escolas de Santa Luzia do Itanhy para o início do desenvolvimento do Synapse

CONSTRUÇÃO PARTICIPATIVA (2010-2014)

Construção da metodologia e dos recursos pedagógicos do Synapse em parceria com um grupo de professores de escolas municipais de Santa Luzia do Itanhy

EFICÁCIA (2015)

Foi gerada a primeira versão eficaz e re-aplicável do Synapse para o 1o ano do ensino fundamental, composta por Caderno Pedagógico e Plano de Aula e Plataforma Digital.

ESCALABILIDADE (2016-2020)

Reaplicação do Synapse em todas as escolas públicas de 13 municípios do Baixo São Francisco, norte de Sergipe, envolvendo 130 escolas, mais de 350 professores e beneficiando mais de 7 mil alunos. Início de reaplicação no município de Bacabeira, Maranhão, 1a experiência de disseminação em outro Estado.

SUSTENTABILIDADE (2019)

Constituição da Rede de Professores Synapse (RPS), envolvendo os professores que usam o Synapse como metodologia educacional, para assegurar sustentabilidade e aperfeiçoamento continuado da tecnologia social e engajar a sociedade na causa de uma alfabetização de qualidade para todas as crianças.

RESULTADOS

CADERNO PEDAGÓGICO

Caderno Pedagógico integrando o Ciclo de Alfabetização.

CADERNO DE PLANEJAMENTO

Caderno de Planejamento de Aulas.

CONTEÚDOS DIGITAIS

Conteúdos digitais para uso dos alunos via tablets.

ESCALABILIDADE

+150 escolas, 15 municípios, 2 estados brasileiros, +350 professores e +8.000 alunos.

RPS

Professoras e professores que usam o Synapse se uniram em torno de uma rede, buscando assegurar sustentabilidade para a metodologia. Acesse o site.

PROJETO SYNAPSE - Alfabetização e educação infantil: um legado para a educação de Laranjeiras

O Projeto Synapse, em parceria com a Petrobras, reune duas tecnologias sociais desenvolvidas pelo IPTI - Synapse (alfabetização) e TAG (gestão), para beneficiar professores e alunos em Laranjeiras (SE). Conheça o Caderno Pedagógico 2022.

Interações com outras Tecnologias Sociais

Arte Naturalista

As ilustrações que compõem o material educacional do Synapse foram elaboradas por jovens artistas de Santa Luzia do Itanhy.

TAG

Dados de uso dos conteúdos digitais do Synapse são armazenados no banco de dados do TAG e podem ser acessados pelos professores para avaliação de desempenho.

CLOC

Jovens programadores desenvolveram um kit de robótica de baixo custo para ser usado por alunos e professores do Synapse, através do tablet.

Hb

Permite monitorar aspectos nutricionais e se os alunos estão com quadro de anemia, questões de saúde que comprometem a capacidade de aprendizado das crianças.

Fotos e vídeos

Skip to content