HB

sobre a tecnologia social Hb

A Anemia Ferropriva é a carência nutricional de maior prevalência em todo o mundo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), ela atinge 25% da população mundial, sendo as crianças e as gestantes os grupos mais vulneráveis. Trabalhos recentes apontam um percentual entre 20 e 50% de alunos matriculados na rede pública de ensino brasileira com quadro de anemia, o que torna este um quadro alarmante, uma vez que este problema de saúde pública está diretamente associado ao baixo desempenho motor e mental em crianças.

A Tecnologia Social Hb foi desenvolvida para permitir o diagnóstico, tratamento e controle da anemia ferropriva nas escolas, de forma sustentável, permitindo criar um programa de combate à anemia que associa baixo custo e processo simplificado de gestão e monitoramento.

A Tecnologia Social foi produzida por uma equipe de pesquisa e desenvolvimento composta por pesquisadores do Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI) e por profissionais da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Educação de Santa Luzia do Itanhy, município sede do IPTI.