tag-banner2
Construir uma tecnologia social de gestão da educação e saúde nas escolas, a partir de uma plataforma computacional, que integre gerenciamento de informações e apoio à tomada de decisão

http://ipti.org.br/ts/tag/
http://github.com/ipti/tag
http://jira.ipti.org.br

Metas

Funcionalidades de matrícula, freqüência, notas, atividades, entre outras Rodar online e offline, para atender escolas rurais Sincronização de dados via pen drive Integração com o EducaCenso

Público

Rede municipal de ensino de Santa Luzia do Itanhy

Apoio

Instituto OI Futuro, OI

Parceiros

Secretária Municipal da Educação de Santa Luzia do Itanhy

Linha do tempo

10/2010

Diagnóstico
Durante o desenvolvimento das tecnologias de neurociências e alfabetização e de combate à anemias nas escolas, percebemos que não havia nenhum sistema de gestão da rede municipal de ensino e tudo era realizado manualmente. Com isso, seria impossível implantar qualquer tecnologia que requeresse gerenciamento e monitoramento de resultados.

06/2012

Resultado
Com a primeira versão do TAG pronta e com o apoio da Secretária Municipal da Educação de Santa Luzia do Itanhy, foram cadastradas todas as escolas, professores e alunos da rede municipal. Infelizmente, por conta das eleições municipais, ocorreram mudanças estruturais, que impediram a continuidade da implantação do TAG na rede municipal.

10/2013

Resultado
O TAG está sendo adotado pelas escolas de Santa Luzia do Itanhy, passo a passo, sendo que nestas escolas a matrícula de 2014 está sendo feita diretamente no sistema.

03/2011

Desenvolvimento
Com o apoio da OI e do Instituto OI Futuro, iniciamos o desenvolvimento de um sistema de gestão municipal, com foco em educação e saúde nas escolas, que fosse adequado à realidade de um município como Santa Luzia do Itanhy (escolas com e sem acesso à Internet). O sistema foi denominado TAG (Tecnologia de Apoio à Gestão) e o seu desenvolvimento implica no envolvimento de todos os atores locais (secretários, diretores e professores das escolas, secretaria municipal da educação).

06/2013

Resultado
Uso do TAG na gestão da tecnologia social Hb, uma vez que todas as escolas e alunos estavam cadastrados. O TAG calcula automaticamente o IMC (Índice de Massa Corporal), se o aluno está ou não com quadro de anemia e monitora a evolução do quadro, após a consulta médida de distribuição da medicação.

12/2013

Desenvolvimento
Implantação de nova versão do TAG, visando sua integração com o EducaCenso, uma demanda apresentada pela Secretária Municipal da Educação de Santa Luzia do Itanhy, por conta do tempo gasto na inserção dos dados, todos os anos. Em fevereiro de 2014, a nova versão do TAG substituirá a versão atual, sem que isso acarrete em problemas de adaptação aos usuários.