banner-synapse02
Contribuir para a melhoria na qualidade do ensino e da aprendizagem de português e matemática nos três primeiros anos do Ensino Fundamental de escolas públicas brasileiras.

Baixar o caderno pedagógico volume integrado do 1º ao 3º ano
Baixar o planos de aulas
Manual de Uso Synapse Edu

Metas

Implementar a tecnologia educacional em todas as turmas do ensino fundamental menor, do município de Santa Luzia do Itanhy até 2018 Mínimo de 60% dos alunos das turmas beneficiadas pelo Synapse com aprendizado adequado na competência de leitura e interpretação de textos e resolução de problemas até 2020. Re-aplicar a tecnologia Synapse em 50% dos municípios do estado sergipano até 2023.

Público

Professores e alunos do ensino fundamental menor (1º a 3º ano)

Apoio

Instituto OI Futuro, OI
Fundação Itaú Social
Secretaria de Estado da Educação de Sergipe
Governo do Estado de Sergipe

Parceiros

Secretaria Municipal da Educação de Santa Luzia do Itanhy
Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Santa Luzia do Itanhy
Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia

Linha do tempo

06/2010

Seis escolas municipais de Santa Luzia do Itanhy, totalizando 1.260 alunos, foram avaliadas e diagnosticadas que 22% dos alunos possuíam algum tipo de deficiência neurocognitiva: dislexia, discalculia, déficit de atenção, hiperatividade).

02/2011

Início do desenvolvimento do sistema computacional TAG (Tecnologia de Apoio à Gestão), motivado pelo fato de que o município não dispunha de nenhum sistema informatizado de gestão escolar. www.ipti.org.br/ts/tag/

Texto Synapse para SITE IPTI

06/2012

Início do desenvolvimento de uma plataforma digital integrada ao TAG em substituição ao software Enscer que atendesse aos requisitos necessários da Tecnologia Social.

03/2014

Início do processo de validação do conteúdo do Caderno Pedagógico do 1° ano desenvolvido de forma colaborativa para o auxílio da aplicação da metodologia Synapse em sala de aula.

03/2015

Lançamento do Caderno Pedagógico Synapse para 1° ano do ensino fundamental com capítulos em linguagem, matemática e sensório-motor. Texto Synapse para SITE IPTI

09/2016

Início do processo de re-aplicação da tecnologia por meio do Curso de Formação Synapse em 7 novos Municípios da Região do Baixo São Francisco e mais Santa Luzia do Itanhy: Propriá, São Francisco, Santana do São Francisco, Neópolis, Brejo Grande, Ilha das Flores, Pacatuba.

hoje-synapse-imagem-reaplicao-2016

04/2017

Lançamento e disseminação do volume integrado do ciclo de alfabetização e do Planos de Aula

Lançamento e disseminação do Caderno Pedagógico e Planos de Aula

09/2017

Nova versão da plataforma digital, Synapse Edu, é lançada no Baixo São Francisco e em Santa Luzia do Itanhy. Mais de 350 professores, coordenadores e diretores de escolas sendo treinados para utilizar o sistema

SynapseEDU-Versão-1.0.1-v2

11/2010

Os alunos que apresentaram alguma deficiência neurocognitiva foram atendidos semanalmente nos laboratórios de informática através do software Enscer em suas respectivas escolas. Como resultado, houve o avanço de 19% no desempenho em português e de 13% em matemática, além da melhoria na auto-estima destes alunos, a partir de depoimentos dos professores.teste-ed-inclusiva002

10/2011

A tentativa da introdução da metodologia de neurociências na sala de aula passa por problemas na adesão dos professores. A equipe inicia um processo de revisão dessa metodologia para uma nova tentativa.

02/2013

Um nova estratégia de implementação da tecnologia social focando nas turmas do 1º ano e em 4 escolas municipais que passam a compor a equipe de P&D do projeto com reuniões semanais. Início da construção participativa de uma nova versão do caderno pedagógico para 1º ano do ensino fundamental. O objetivo é chegar a um material educacional num nível que estes professores sejam capazes de disseminar, posteriormente.

12/2014

Avaliação do impacto da aplicação do Synapse em Santa Luzia do Itanhy durante o ano de 2014. Os alunos tem o primeiro contato com a plataforma digital do projeto através de tablets.synapse-foto02

04/2016

O Synapse cria um Curso de Formação de Reaplicadores para sua expansão.

Curso de Formacao 2016 Linha do Tempo Synapse

10/2016

Professores do Baixo São Francisco são treinados para aplicarem a plataforma digital Synapse por meio de tablets.

hoje-site-IMG_0623

05/2017

Iniciamos mais um módulo do Curso de Formação e novos municípios são incorporados a re-aplicação do Baixo São Francisco e mais Santa Luzia do Itanhy: Japoatã, Cedro de São João, Telha, Canhoba, Amparo do São Francisco e Malhada dos Bois. Cerca de 250 professores das redes municipais e da rede estadual passam a aplicar a metodologia do Synapse em suas salas de aula.

hoje-synapse-imagem-reaplicao-2017