projetos-ant

Sentidos do Itanhy

  • Areadeinteresse3
Construir, de forma participativa, um Plano de Gestão do Turismo para o município de Santa Luzia do Itanhy, baseado nos principais ativos imateriais locais, e sistematizar o processo de forma que ele possa ser re-aplicado em outras...
Leia mais >>

Cultura em Foco

  • Areadeinteresse3
Promover o aumento de ocupação e renda e garantir a auto-sustentabilidade das atividades praticadas pelos artesãos de Santa Luzia do Itanhy, qualificando a produção artesanal local com base na valorização dos elementos culturais desta...
Leia mais >>

Hb

  • Areadeinteresse1
  • Areadeinteresse2
Reduzir a prevalência da anemia ferropriva nas escolas para níveis próximos ao recomendado pela Organização Mundial da Saúde (< 5%)
Leia mais >>

Plataforma tecnológica de planejamento e desenvolvi- mento municipal da educação

Produzir uma Tecnologia Social para apoio à instauração de um plano de desenvolvimento municipal da educação. Esta Tecnologia será baseada na consolidação de uma experiência de neuro-educação (1o ciclo do ensino fundamental), desenvolvida ao longo de 2010, e...
Leia mais >>

Fortalecimento da difusão de tecnologias sociais

Difundir e divulgar, a partir da Rede de Tecnologia Social – RTS, tecnologias sociais, promovendo, por meio delas, desenvolvimento social e sustentável, geração de trabalho e renda, acesso ao conhecimento em torno das tecnologias sociais, seu potencial de...
Leia mais >>

Avaliação da Lei de Informática

O IPTI participou, como consultoria contratada, na avaliação da Lei de Informática e teve papel fundamental na consolidação das bases de dados e análise estatística dos dados colhidos de fontes secundárias e dos levantamentos de campo. O projeto em questão foi...
Leia mais >>

Open Philosophies for Associative Autopoietic Digital Ecosystem (OPAALS)

Construir uma rede de pesquisa interdisciplinar na área de Ecossistemas Digitais e desenvolver uma fundamentação teórica integrada sobre o tema, interligando três grandes áreas de domínio: Ciências Sociais, Ciência da Computação e Ciências Naturais. A...
Leia mais >>

SuPrA: Suporte Probabilístico
à Avaliação em Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Avaliar a performance referente à aprendizagem dos alunos perante um determinado conteúdo é uma questão complexa seja qual for o cenário educacional, e quando se trata de educação mediada por computador este problema torna-se ainda mais delicado, uma vez que...
Leia mais >>

Pesquisa e desenvolvimento de ferramentas de gestão da SMS

Por meio da Lei de Informática, o IPTI realiza com a SMS, líder nacional do mercado de dispositivos de proteção de energia (estabilizadores, no-breaks), projetos de P&D em ferramentas de gestão interna da empresa. Esta parceria teve início em 2009, com o...
Leia mais >>

Empreende Cultura

O objetivo deste projeto era adotar uma estratégia inovadora para o desenvolvimento local e regional, aproximando ações dos Pontos de Cultura às iniciativas de promoção e estímulo a Arranjos Produtivos Locais – APLs, por meio do enaltecimento e fortalecimento...
Leia mais >>

Cultura Digital

Experiência de inclusão digital a partir de uma metodologia que visa a apropriação tecnológica. Este conceito vai além da simples capacitação tecnológica porque gera autonomia através de um processo de conscientização da importância do trabalho em rede...
Leia mais >>

Europe Latin America Boundary Elements Network (ELBENET)

Fortalecer e desenvolver sinergias entre instituições da Europa e América Latina na área do ensino e pesquisa sobre o Método dos Elementos de Contorno (MEC). O projeto previa a oferta de cursos sobre o MEC em diversos níveis, a promoção de cooperação...
Leia mais >>

Metodologia de uso da Internet para programas de capacitação

O objetivo deste projeto era realizar uma análise crítica de alguns dos LMS (Learning Management Systems) disponíveis no mercado, incluindo o LMS desenvolvido pelo IPTI, e a formatação de um programa de ensino a distância para os agentes da polícia judiciária,...
Leia mais >>

Ambientes virtuais de aprendizagem

Desenvolver um modelo de aprendizagem que explore as potencialidades educacionais proporcionadas pela Internet. O foco é a questão da interação usuário-informação, com ênfase na melhoria da apreensão da informação e, conseqüentemente, da aprendizagem. Neste...
Leia mais >>