cloc-banner
Contribuir para a redução da pobreza no município de Santa Luzia de Itanhy, através da estruturação de um núcleo de programação computacional, em linguagem Java, envolvendo adolescentes do município

http://cloc-br.blogspot.com.br/

Metas

Identificar até 40 adolescentes com talento em raciocínio lógico, da sede e de 3 povoados de Santa Luzia do Itanhy Montar núcleo de programação Java, com mínimo de 10 adolescentes de Santa Luzia do Itanhy

Público

Alunos do ensino fundamental maior (6º a 9º ano) da rede municipal de ensino de Santa Luzia do Itanhy

Apoio

Brazil Foundation, Instituto Banese, Fundação telefônica, Banco Itaú, Bovespa

Parceiros

Secretaria Municipal da Educação de Santa Luzia do Itanhy
Colégio Estadual Comendador Calazans

Linha do tempo

07/2013

Seleção
A fase de inscrição contou com 270 alunos interessados, de 5 escolas municipais e 1 estadual, da sede e de 3 povoados de Santa Luzia do Itanhy, dos quais 200 foram selecionados (melhor média em matemática) para o primeiro curso, com 30 horas de aula, focadas em solução de problemas utilizando fluxogramas.

11/2013

Desenvolvimento
A etapa do curso em Scratch foi concluída, com 29 alunos realizando prova de avaliação. As aulas ocorreram às terças e quintas pela manhã, no laboratório de informática da escola estadual Comendador Calazans, com carga horária de 6 horas semanais.

01/2014

Desenvolvimento
O projeto continua em 2014, a partir de 21 de janeiro, com a formação em programação em linguagem Java, num total de 120 horas de aula, também às terças.

09/2013

Seleção
Dos 200 alunos do primeiro curso, 31 foram selecionados para cursarem os próximos dois cursos, com foco em programação computacional. Para surpresa nossa, metade destes alunos tinham idade entre 11 e 12 anos, o que exigiu uma reformulação da proposta do segundo curso (100 horas). Ao invés de irmos direto para programação em linguagem Java, optamos por oferecer cursos em Scratch e, em seguida, Portugol, deixando Java para o terceiro curso (100 horas), a ser realizado em 2014.

12/2013

Desenvolvimento
A etapa do curso em Portugol foi concluída, com 23 alunos realizando prova de avaliação. As aulas ocorreram às terças e quintas pela manhã, no laboratório de informática da escola estadual Comendador Calazans, com carga horária de 6 horas semanais.