an-banner
Construir uma tecnologia social que associa educação e economia criativa, através da identificação e apoio altamente qualificado a jovens talentos em artes visuais

http://vimeo.com/81619671
http://arte-naturalista.blogspot.com.br/
Apostila Arte Naturalista I
Apostila Arte Naturalista II

Metas

constituir um Núcleo Regional de Arte Naturalista, composto por crianças e adolescentes de Santa Luzia do Itanhy, com talento em desenho, até meados de 2013 produzir um material representativo de ecossistema ribeirinho da região sul de Sergipe, baseado nas ilustrações dos alunos do núcleo de arte naturalista, até meados de 2013 elaborar catálogo científico sobre manguezal (botânica, fauna e micro-organismos), totalmente ilustrado pelos artistas do Núcleo de Arte Naturalista, até final de 2014 re-aplicar a experiência em outros povoados de Santa Luzia do Itanhy, atingindo 460 beneficiários até final de 2014 gerar uma linha de produtos de baixo impacto ambiental, baseados na estética do manguezal, até meados de 2015

Público

Crianças e adolescentes

Apoio

AMBEV, Instituto OI Futuro

Parceiros

Secretária Municipal da Educação de Santa Luzia do Itanhy, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Santa Luzia do Itanhy

Linha do tempo

02/2012

Seleção
A fase de inscrição contou com 97 crianças e adolescentes com alguma habilidade em desenho, indicados pelas escolas de 10 diferentes povoados de Santa Luzia do Itanhy, dentre as quais 20 foram selecionadas para o curso de formação em ilustração figurativa.

09/2013

Desenvolvimento
Os alunos, professor e equipe do IPTI realizaram uma expedição ao manguezal do povoado do Crasto para registrar as imagens do ecossistema a serem transformadas em ilustrações para compor o produto final.

04/2013

Resultados
10 alunos concluíram o curso, sendo que 8 produziram ilustrações consideradas de alta qualidade (24 trabalhos no total), as quais compuseram o acervo para a exposição no Museu da Gente Sergipana, inaugurada em 4 de abril de 2013, com a presença dos jovens ilustradores e seus familiares.

07/2013

Derivação
A empresa Contente firmou parceria com o IPTI para formar os 10 alunos do Arte Naturalista em ilustração digital, abrindo oportunidades para futura implantação de uma operação de produção digital em Santa Luzia do Itanhy.

03/2012

Desenvolvimento
A partir de março de 2013, ao longo dos 15 meses seguintes, os alunos tiveram aulas mensais (1 sábado e domingo em cada mês) com o renomado professor Marco Namura, onde aprenderam algumas técnicas de pintura, no caso aquarela, grafite e pontilhismo.

10/2013

Desenvolvimento
Início do processo de elaboração das ilustrações de conclusão do curso, todas representando o ecossistema ribeirinho da região sul de Sergipe, as quais serão expostas no Museu da Gente Sergipana.

04/2013

Derivação
O projeto ganha o apoio do Instituto OI Futuro, através do edital Novos Brasis, para a elaboração de um catálogo científico-cultural ilustrado sobre manguezal e para a geração de produtos sustentáveis, baseados na estética do manguezal. Início deste novo projeto previsto para julho de 2013.

11/2013

Derivação
A AMBEV renova o apoio ao projeto Arte Naturalista, agora com foco na formação dos jovens ilustradores para serem disseminadores das técnicas, atuando como assistentes dos professores de arte, nas escolas municipais de Santa Luzia do Itanhy, atingindo mais de 400 adolescentes ate o final de 2014. O projeto entra agora na fase de escalabilidade e de sistematização da experiência, que será transformada numa tecnologia social.