acc-banner
Construir uma metodologia educacional, associando arte, ciência e tecnologia, para estimular o interesse dos jovens pelas ciências, que inclua produção colaborativa e compartilhamento de objetos educacionais em formato multimídia (vídeo, áudio, animação, texto)

http://www.artecomciencia-ipti.blogspot.com.br/
artecomciencia.guigoh.com

Metas

Envolver 4 escolas estaduais, de ensino médio, numa rede de conhecimento em ciências Realizar 6 feiras escolares de arte, ciência e ecologia Produzir 5 dispositivos permanentes para museus de ciência, a partir das melhores ideias apresentadas pelos alunos e professores nas feiras escolares Produzir e publicar 40 objetos educacionais, em formato multimídia

Público

Alunos do ensino médio das escolas participantes de Indiaroba, Estância e Santa Luzia do Itanhy

Apoio

FINEP, Petrobras

Parceiros

Universidade Federal de Sergipe
Secretaria de Estado da Educação de Sergipe

Linha do tempo

02/2011

Início
Adesão ao projeto de 3 escolas estaduais, dos municípios de Estância (Colégio Estadual Arabela Ribeiro), Santa Luzia do Itanhy (Colégio Estadual Comendador Calazans) e Indiaroba (Colégio Estadual Raimundo M. de Araújo), todas da região sul de Sergipe. Início das atividades de construção da metodologia de elaboração das feiras de arte, ciência e ecologia nas escolas, envolvendo alunos e professores na organização.

10/2011

Resultado
Realização do 1º ciclo de feiras escolares de arte, ciência e ecologia, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, na semana de 17 a 23 de outubro de 2011. Seleção dos 2 melhores projetos apresentados nestas feiras: “Manguezal – Aratu”, apresentado por alunos do Colégio Estadual Raimundo M. de Araújo e “Fogão Solar”, apresentado por alunos do Colégio Estadual Arabela Ribeiro.

04/2012

Desenvolvimento
Re-aplicação da experiência no Colégio Estadual Gumercindo Bessa, no município de Estância, com a realização de oficinas de Cultura Digital e instalação do laboratório de produção multimídia nesta escola. Estas atividades foram realizadas por alunos que se destacaram na produção multimídia das 3 escolas já envolvidas no projeto, mostrando a viabilidade do projeto ganhar escala.

11/2012

Derivação
O projeto Arte com Ciência passa a contar com o apoio da PETROBRAS, através de sua unidade em Sergipe, como especial foco no desenvolvimento da plataforma computacional Guigoh e na produção dos objetos educacionais.

12/2013

Resultado
24 objetos educacionais já publicados na plataforma Guigoh, abordando temas das diversas áreas de conhecimento do ensino médio.

07/2011

Desenvolvimento
Realização de oficinas de Cultura Digital – registro e edição de vídeo, áudio, blogs – e instalação dos laboratórios de produção multimídia nas 3 escolas, equipados com todos os recursos necessários para o registro, edição e publicação de conteúdos digitais.

02/2012

Resultado
Conclusão e publicação do 1º objeto educacional, por alunos e professor do Colégio Estadual Arabela Ribeiro. O objeto aborda o tema 1a Lei de Mendel, foi implementado usando técnica de GIF animado e depois publicado na plataforma Guigoh.

10/2012

Desenvolvimento
Realização do 2º ciclo de feiras escolares de arte, ciência e ecologia, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, na semana de 17 a 19 de outubro de 2012. Seleção dos 3 melhores projetos apresentados nestas feiras: “Barco de Fogo”, apresentado por alunos do Colégio Estadual Gumercindo Bessa e do Colégio Estadual Arabela Ribeiro, “Escola Sustentável”, apresentado por alunos do Colégio Estadual Gumercindo Bessa e “Gambiarra” apresentado por alunos do Colégio Estadual Arabela Ribeiro.

03/2013

Resultado
Exposição dos 2 primeiros dispositivos permanentes de museus de ciência, no Museu da Gente Sergipana, por um período de 6 meses. Os dispositivos foram produzidos pela equipe do departamento de Arte & Design da PUC-RJ e farão parte do acervo do futuro museu de arte, ciência e tecnologia que o IPTI pretende implantar em Santa Luzia do Itanhy.